Warning: Undefined array key "ajax" in /home/h2ovita/public_html/index.php on line 3

Deprecated: strtolower(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home/h2ovita/public_html/index.php on line 3
H2O Vita

Alimentos que fazem bem ao coração




Uma alimentação equilibrada, exercício físico regular e uma boa higiene de sono são medidas chave para um coração saudável. Saber escolher os alimentos que devem ou não ser ingeridos pode prevenir o desenvolvimento de factores de risco de doenças cardiovasculares como a hipertensão arterial e níveis de colesterol e triglicéridos elevados. Para uma boa saúde cardiovascular, a dieta deve ser rica em fibras e antioxidantes e com baixo teor de sal, gorduras trans e açúcares. E onde podemos obter estes nutrientes?





Aumentar o consumo de fruta, vegetais e leguminosas


Ingerir entre 2 a 3 peças de fruta por dia, acompanhar as refeições principais sempre com legumes e/ou saladas e incluindo leguminosas pelo menos 2 vezes por semana. Desta forma vai assegurar uma boa ingestão de fibra, vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo.



Reduzir o consumo de produtos processados


Evitar alimentos pré-confeccionados uma vez que são fonte de gorduras trans, açúcares e sal. Dar preferência a alimentos naturais como fruta, frutos secos, carne, peixe, ovos, batata-doce, leguminosas, de modo a ter uma alimentação completa e variada.



Aumentar a ingestão de água


Uma boa hidratação é fundamental para a nossa saúde. Por isso devemos ingerir cerca de 1,5 a 2 L de água por dia de modo a manter o equilíbrio hídrico no nosso organismo.


Podemos utilizar alguns truques para beber água mais facilmente:

- Marcar um horário para beber água na própria garrafa;

- Beber água sempre que beber café;

- Iniciar as refeições principais com sopa;

- Ingerir chás ou águas aromatizadas, sem açúcar.


Reduzir o consumo de sal


Segundo a Organização Mundial de Saúde, não se deve exceder a ingestão de 5 g de sal por dia e os portugueses ingerem em média o dobro do recomendado.


Como reduzir o sal na alimentação?

- Optar por opções mais saudáveis como ervas aromáticas para a preparação e confecção da comida;

- Evitar alimentos ricos em sal como os caldos e molhos industrializados, refeições enlatadas e pré-confecionadas, aperitivos salgados e produtos de charcutaria.